quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Vamos combater o Aedes Aegypti


Macapá 258 anos: programação contará com missa, cerimônia cívica, jogos e passeio ciclístico

No dia 4 de fevereiro a capital Macapá completa 258 anos de fundação e as comemorações iniciam logo cedo, às 7h, na igreja matriz São José, com a celebração da santa missa em ação de graças pela cidade de Macapá. Depois, a população seguirá em cortejo com o Banzeiro do Brilho de Fogo até a Praça da Bandeira, onde haverá cerimônia cívica de hasteamento das bandeiras do Brasil, do Amapá, dos 16 municípios e dos Jogos Olímpicos de 2016.
Para a programação deste ano, a Prefeitura de Macapá revitaliza a Praça da Bandeira com ambientação artística para receber de volta as bandeiras, que serão hasteadas ao som da execução do Hino Nacional, Canção do Amapá e Hino de Macapá pela banda de música da Guarda Municipal. Os macapaenses que preferirem comemorar com esporte podem participar do I Torneio de Futebol da Juventude Cidade de Macapá, que será realizado a partir das 8h, no Estádio Glicério Marques, com a participação de mais de 16 equipes de diversos bairros.
Programação religiosa e cívica
7h - Missa em Ação de Graças pela Cidade de Macapá
Local: Matriz de São José, Rua São José, Centro
 8h30 - Saída do Cortejo do Banzeiro do Brilho de Fogo
Trajeto: Matriz de São José até a Praça da Bandeira
9h - Cerimônia Cívica de hasteamento das bandeiras do Brasil, do Amapá, dos 16 municípios e dos Jogos Olímpicos de 2016
Programação esportiva
8h às 20h - Jogos da Juventude Cidade de Macapá
Local: Estádio Glicério Marques
16h - Passeio Ciclístico Cidade de Macapá - Realização Amapá Garden Shopping, com apoio da prefeitura
Trajeto: Monumento Marco Zero até o Amapá Garden Shopping
 17h30 - Homenagem à Cidade de Macapá
Local: Estacionamento do Amapá Garden Shopping
Asscom PMM

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Prefeitura, Exército e Defesa Civil definem ação de combate ao mosquito Aedes aegypti


Ocorreu na quarta-feira, 20, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a reunião entre representantes da Prefeitura de Macapá, Defesa Civil estadual e Exército Brasileiro. A finalidade do encontro foi definir o início das ações para o combate ao Aedes aegypti, que agora, além de transmitir a dengue e a febre chikungunya, também é o causador do zika vírus. 
Ficou estabelecido que a partir do dia 26 de janeiro uma frente de trabalho, composta por agentes de endemias do Município, Guarda Municipal, militares do Exército Brasileiro e Defesa Civil do Amapá, irá reforçar as atividades de combate ao mosquito realizando o trabalho educativo e preventivo, com orientação à população e a busca e eliminação de focos por meio da aplicação de larvicida. A atividade integrada começará pelo bairro Vale Verde, zona sul da capital.
De acordo com o diretor da Vigilância Ambiental de Macapá, Josean Silva, as ações integradas ajudam a ampliar o alcance dos serviços de combate ao vetor. “Qualquer recipiente que acumule água pode ser criadouro do mosquito. Temos que agir para prevenir. A melhor forma de evitar a proliferação do Aedes é impedindo que ele nasça e, para isso, precisamos contar com o apoio de todos”. 
Em Macapá, 54,4% dos criadouros do mosquito se encontram dentro dos próprios domicílios. Os focos, geralmente, estão nos quintais que possuem acúmulo de lixo, em seguida os reservatórios de água descobertos, pratos de planta e garrafas.

Jamile Moreira/Asscom Semsa

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Prefeitura de Macapá promove competições de futlama nas férias


A Prefeitura de Macapá, por meio da Coordenadoria Municipal de Lazer (Comel), promove no período de 16 de janeiro a 9 de fevereiro a programação Futlama nas Férias. A finalidade é proporcionar entretenimento e lazer a pessoas de todas as faixas etárias neste período do ano.
O Futlama nas Férias tem o apoio da Federação Amapaense da modalidade e inicia neste sábado, 16, às 13h, ao lado do Trapiche Eliezer Levy (às margens do rio Amazonas).
Datas e horários dos jogos:
Sábado 16/01 – 13h;
Domingo 17/01 – 14h;
Sábado 23/01 – 8h;
Domingo 24/01 – 9h;
Sábado 30/01 – 11h30;
Domingo 31/01 - 12h30;
Na terça-feira, 9/02, às 9h, haverá Futlama a Fantasia. As inscrições podem ser feitas antes de cada partida.

Cliver Campos/Asscom Secsub

Prevenção: TRE-AP adere à Campanha de Combate ao mosquito Aedes Aegypti


O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) aderiu nesta segunda-feira (11) à Campanha de Combate ao mosquito Aedes Aegypti, inseto responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika vírus.
O público alvo são servidores e magistrados da Justiça Eleitoral, eleitores que são atendidos diariamente na sede do Tribunal e Zonas Eleitorais da capital e interior do Amapá.  Desta forma, o TRE-AP visa conscientizar seus serventuários e a população amapaense para as formas de prevenção no local de trabalho e em suas residências. Assim a força tarefa contra o mosquito será interna e externa.
A ação consiste na veiculação de vídeos no aplicativo WhatsApp, peças nas redes sociais como Twitter, Facebook e rádio. A campanha foi lançada em dezembro de 2015 pelo Tribunal de Justiça do Amapá, com a adesão de várias instituições públicas como Ministério Público Federal, Justiça Federal, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado, Procuradoria Geral do Estado, Ministério Público do Amapá, Defensoria Pública, Governo do Estado e Prefeitura de Macapá.
Desta forma, os servidores da Justiça Eleitoral serão agentes multiplicadores em seu meio social, pois a prevenção é a melhor forma de evitar o contágio e salvar vidas.
De acordo com o presidente do TRE, Desembargador Carlos Tork, o período chuvoso se aproxima, época de maior proliferação do mosquito e por conta disso, é preciso redobrar os cuidados para combatê-lo. Além disso, o magistrado ressaltou a importância de intensificar o alerta à população sobre o aumento dos riscos do contágio das doenças relacionadas ao inseto.
Esse problema é de todos nós, mas para evitar que uma epidemia ocorra é preciso que a sociedade se conscientize sobre a importância de manter o quintal da casa limpo, fato esse que reduz bastante as chances do nascimento, crescimento e desenvolvimento da larva.. Portanto, cada cidadão precisa fazer o seu papel e prevenir a proliferação do mosquito. Desta forma, evitaremos epidemias de dengue, chikungunya e do zika vírus”, destacou o presidente.
 Prevenção
 A melhor forma de se evitar a dengue chikungunya e do zika vírus, transmitidos pelo Aedes Aegypti é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios à criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
 Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares
Arte: Vandy Ribeiro
Fones: 2101-1504/84059044/91474038


domingo, 3 de janeiro de 2016

Prefeito Clécio prestigia Estação Lunar especial de ano novo

O Prefeito de Macapá, Clécio Luís, prestigiou na noite de ontem o Projeto Estação Lunar especial de ano novo, no balneário de Fazendinha. O evento reuniu cantores e intérpretes amapaenses da MPA e do Samba. A programação organizada pela Prefeitura de Macapá aconteceu em dois momentos. No primeiro, subiram ao palco os cantores da MPA Faces da Vida, Celine Guedes, Helder Brandão e Beto Oscar, Naldo Maranhão, Hanna Paulino, João Amorim, Judas Sacaca, Val Milhomem, Joãozinho Gomes, Brenda Melo, Zé Miguel, Cleverson Baía, Osmar Junior, Amadeu Cavalcante, Fineias Nelluty e Negro Nós.
A professora Marcelli Khisner considerou importante a iniciativa. “Traz a riqueza da nossa cultura. São muito boas as músicas daqui, precisamos de mais iniciativas como essas, para que a nossa cultura não morra e para que os artistas se sintam mais valorizados”.
O jornalista Cláudio Rogério Coutinho curtiu a noite. “Esse evento é importante para o engrandecimento da música amapaense no sentido geral. Vale ressaltar que essa valorização não ficou apenas com a MPA, mas também oportuniza os grupos de samba e pagode. Uma festa para todos os gostos aqui. A Prefeitura de Macapá está de parabéns por realizar mais uma vez esse evento, que começou no Macapá verão. Ganha o público, a sociedade amapaense e os artistas. A nossa música já ultrapassa o rio Amazonas e isso só faz engrandecer mais a nossa cultura e a nossa música”
O Prefeito Clécio destacou o Estação Lunar como uma oportunidade de aquecimento da economia da Fazendinha. “Este evento representa o 13º salário dos donos de bares e restaurantes e, consequentemente, dos funcionários, garçons, cozinheiras, cozinheiros, profissionais da limpeza e manutenção, fornecedores. Há um grande movimento, conseguimos resgatar a autoestima de quem mora e de quem trabalha na Fazendinha. Além de estimular os donos de bares a fazerem a sua parte para atraírem e manterem a clientela”.
No segundo momento, os cantores do samba e do pagode contagiaram o público com os grandes sucessos dos sambas locais e nacionais. Meio Dia da Imperatriz, Darlan Ribeiro, Jorginho do Cavaco, Carlos Piru, Nonato Soledade, Pirata Show e Jacaré e Companhia encerraram o último Estação Lunar de 2015, com anúncios de boas novas para o ano que vem chegando.

Cliver Campos / Asscom Secsub