quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Domingo é dia de “Batalha de confetes do Largo dos Inocentes”

Piedade Videira e Piratas da Batucada (Foto: Chico Terra)



Para os amantes dos antigos carnavais, com marchinhas, muita alegria, fantasias, serpentinas, e tudo o que o clima de festa proporciona, domingo, 12 de fevereiro a Confraria Tucuju realizará a III Batalha de Confetes do Largo dos Inocentes.
A banda “Saca-rolha” inicia a programação às 18 horas, também haverá várias intervenções artísticas, concurso de fantasias (adulto e infantil), distribuição de brindes, dentre outros.
Para o produtor cultural e responsável pela direção dos eventos da Confraria Tucuju, Zezinho Duarte, o resgate da magia dos antigos carnavais, incentivando as pessoas a usarem fantasias é um dos grandes objetivos do evento, A Confraria tem essa atenção especial com os Projetos de rememoração e resgate de tradições amapaenses como é o caso das “Batalhas de Confetes”, finaliza Zezinho”.
As dez Escolas de Samba de Macapá foram convidadas para o evento. Cada escola terá 20 minutos para se apresentar, com bateria, casal de mestre-sala e porta-bandeira e rainha da bateria, uma pequena amostra do que levará a avenida no desfile oficial.
Uma primeira iniciativa do resgate foi em 2004, na gestão do confrade Fernando Canto foi lançado o CD “Batalha de Confetes- Memória do Carnaval”. As “Batalhas de Confetes” são Conhecidas como as primeiras competições entre as Escolas de Samba realizadas nos bairros da cidade e patrocinadas pelo comércio local. Entre as que se destacaram estão a do “Macapá Hotel”, do “Barrigudo” no bairro do Trem, a do “Serrano” no Centro e “Canta Galo” no bairro da CEA. Com o crescimento e competitividade entre agremiações existentes, a Prefeitura de Macapá oficializou o desfile das Escolas de Samba na Avenida FAB em 1963. A III Batalha de Confetes será neste domingo, 12 de fevereiro, às 18 horas, no Largo dos inocentes.

Alexandra Flexa (Jornal a Gazeta)

Nenhum comentário: