quinta-feira, 4 de agosto de 2016

7º Desafio de Snipers reúne atiradores mais habilidosos do Amapá



Num circuito de 3,5 km, o desafio exige preparo físico, agilidade e precisão dos competidores.

Por: Cliver Campos


Aconteceu no fim de semana, em Macapá, o 7º Desafio de Snipers de Tiro Esportivo. A competição foi organizada pela Federação Amapaense de Tiro Prático (FATP) e reuniu os 30 melhores atiradores do Amapá, divididos em 15 duplas, no Residencial Acácio, no distrito do Coração.


O termo Sniper é usado para definir o atirador habilidoso, especializado em tiro de longa distância. “O armamento usado pelos atiradores é o Rifle CBC 8022, com mira telescópica, munição de ponta ogival, em chumbo maciço. Atinge uma velocidade 380 metros por segundo, mais estável e tem um melhor impacto”, explica o competidor Jesus Ramos.


Cada dupla, formada pelo observador e o atirador, percorre um circuito de 3,5 km de cinco estágios. O observador tem a função de advertir com uma luneta e orientar o atirador, e o atirador tem a função de efetuar os disparos. 

 No estágio 1, que acontece em área descampada, o atirador deve acertar cinco alvos metálicos a 120 metros de distância. No estágio 2, dentro do lago, o objetivo é acertar 10 alvos de plástico com distância entre 50 e 60 metros. Já no estágio 3 o competidor rasteja para acertar dois alvos de papel a 100 metros de distância. No estágio 4, mutar, os disparos ocorrem de cima para baixo, geralmente em cima de uma árvore, distância de 120 metros. E no estágio 5, “Stand”, o tiro acontece a 100 metros de distância.

“Esse é um esporte que exige bastante preparo físico do competidor, precisão e velocidade. Pois a pontuação final é o resultado do tempo sobre os acertos nos alvos. Vence aquele que fizer o percurso em menos tempo, não basta ser um exímio atirador, a velocidade também é fundamental”, concluiu Jesus.

O tiro esportivo é praticado há 16 anos no estado do Amapá e continua ganhando novos adeptos. “A modalidade chegou a Macapá em 2000 e é um esporte muito caro. O atleta tem que ter muito amor pelo esporte. Apesar desses fatores, a adesão está sendo boa”, comentou Bira Silva, ex-policial militar e atirador.

Resultado: 1º lugar - Rafael e Armstrong;
2º lugar: Johnny e Wilkis;
3º lugar: Igor e Raphael.

A próxima competição da modalidade será de “Shot Gun”, com espingardas calibre 12, no dia 28 de agosto (domingo), às 8h. Interessados em praticar a modalidade de tiro esportivo devem participar do curso básico de tiro esportivo, em seguida entrar em contato com a coronel Palmira Bittencourt (presidente da Federação Amapaense de Tiro Prático), endereçada ao Quartel da PM/AP, Dasc, situado na Rua Jovino Dinoá, s/nº, bairro Beirol, Macapá/AP, fones: (96) 98112-9166 e 9142.6427. Horário: de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e na sexta-feira, das 8 às 13h.

Outras informações no site: www.clubedoatirador.blogspot.com.br

Nenhum comentário: