quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

CRTN faz parceria com SindRádio e oferecerá atendimento a profissionais da comunicação

O Centro de Referência em Tratamento Natural (CRTN), em parceria com o Sindicato dos Radialistas do Amapá (SindRádio), disponibilizará atendimento de saúde aos profissionais da comunicação que atuam no Estado. O serviço ocorrerá neste sábado, 15, das 8h às 13h, no prédio do CRTN, situado na esquina da Avenida FAB com a Rua Odilardo Silva, no Centro.

O presidente do SindRádio no Amapá, José Maria da Silva, reforçou que os atendimentos serão voltados principalmente para radialistas, locutores e apresentadores de programas de rádio. Ele explicou que outros profissionais da imprensa também terão acesso aos serviços.
A ação contará com a participação de profissionais de saúde do Estado e do município de Macapá e objetiva atuar na prevenção a saúde dos profissionais da comunicação.
Entre os serviços estão exame do PSA, atualização de vacinas, teste rápidos para HIV, hepatites, sífilis, distribuição de preservativos femininos e masculinos, além de consultas com cardiologista, fonoaudiólogo e otorrinolaringologista.
Segundo José Maria, a ação resulta de uma recomendação da Federação Nacional dos Radialistas, que, após levantamento feito ano passado no Brasil, detectou a incidência de câncer de laringe. Pesquisa feita pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que, para 2014, a estimativa é de mais de 6,9 mil novos casos de câncer de laringe no país com cerca de 770 dos casos concentrados na Região Norte. O Sindicato dos Radialistas do Amapá calcula que existam aproximadamente 870 profissionais do rádio atuando no Estado.
A coordenadora estadual interina do CRTN, Maria Merian Dias, diz que a ação será fundamental para se trabalhar a prevenção da saúde dos comunicadores do Estado. "São radialistas e demais comunicadores que sempre nos ajudam na divulgação das atividades desenvolvidas pelo Centro", pontuou.

Edy Wilson/Sesa

Nenhum comentário: