terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Detran vai promover blitze educativas e repressivas no período do Carnaval

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP) vai promover diversas ações de cunho educativo (preventivo) e repressivo no período do Carnaval Amapaense 2014, de 28 fevereiro a 1º de março, na Avenida Ivaldo Veras, bairro Jardim Marco Zero.
Servidores do Núcleo de Educação da instituição desenvolverão oficinas pedagógicas com utilização de desenhos impressos, giz de cera e lápis de cor, distribuição de panfletos, adesivos, sacolas de TNT e projeção de desenhos educativos por meio de datashow.
O gerente do Neduc, Arthur Maciel, disse que no cronograma de atividades haverá informações preventivas sobre como usar o cinto de segurança e cadeira para bebês nos veículos, observações sobre o uso das viseiras para mototaxistas, além de consultas de multas e de processos referentes a veículos.
De acordo com o diretor do Detran, José Aurivan Gomes, o objetivo é agilizar e orientar os usuários sobre a forma que devem proceder nas situações referente ao trânsito, e destacar a necessidade da contribuição de todos para que o trânsito da capital seja mais seguro.
"As pessoas serão orientadas para não passarem por constrangimentos quando estiverem em situações que a lei não permite, como falar ao telefone ou dirigir sem a Carteira de Habilitação", pontuou.
"Aproveitando o período de Carnaval, teremos ações em conjunto com a equipe da Operação Lei Seca, quando técnicos da instituição vão fazer abordagens pessoais aos condutores, orientando sobre os riscos de ingerir bebida alcoólica e conduzir veículo automotor", completou.
Para o coordenador da Operação Lei Seca, Uesclei Costa, o Carnaval é um periodo em que as pessoas externam suas emoçõe e acabam esquecendo que algumas atitudes devem ser feitas dentro do âmbito da festa.
"A lei e a ordem precisam ser respeitadas, por isso as blitze repressivas vão funcionar para coibir os condutores que teimam em beber e dirigir em Macapá", ponderou.
Nesse caso, etilômetros descartáveis serão usados, bem como o correto manuseio dos aparelhos, visando sempre à prevenção de acidentes de trânsito, haja vista que, nessa época, milhares de pessoas prestigiarão o evento, onde haverá comercialização de bebidas alcoólicas.
Leonardo Santos/Secom

Nenhum comentário: