domingo, 4 de abril de 2010

Começa amanhã a vacinação de jovens

Por Fabiane Leite, Agencia Estado
Eles são jovens saudáveis de 20 a 29 anos de idade, estudantes, donas de casa, executivos e funcionários em início de carreira, sem grandes preocupações com a saúde. Trabalham muito e têm pouco tempo disponível. São também, estima-se, 35 milhões de pessoas, o maior público-alvo da terceira etapa da megacampanha de vacinação contra a gripe suína, que começa amanhã e atende justamente a essa faixa etária. O público poderá ser imunizado até o dia 23 deste mês.

Segundo avaliação de especialistas e do Ministério da Saúde, diferentemente de outros públicos da campanha de vacinação, como pessoas doentes crônicas, crianças e gestantes - que frequentam com maior assiduidade serviços de saúde -, jovens saudáveis são um público difícil de alcançar em uma estratégia de imunização.

As autoridades de saúde já enfrentaram desafio semelhante durante uma outra grande campanha de vacinação, a imunização de homens jovens de 20 a 39 anos contra a rubéola, em 2008. Foi preciso levar a vacina a locais como universidades e supermercados, além dos postos de saúde.

Mesmo assim, entre os homens, mais arredios aos cuidados com a saúde, e Ras regiões Sul e Sudeste, não foi atingida a meta de imunizar 95% da população. Mas, considerando-se todo o País, a meta foi atingida.

Na vacinação contra a gripe suína, a meta é atingir 80% dos grupos de maior risco para adoecer e morrer pela gripe suína - caso das pessoas de 20 a 29 anos. A intenção do ministério não é evitar a transmissão, já que o vírus está disseminado globalmente desde o ano passado, mas evitar mortes provocadas pela doença. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário: