quarta-feira, 9 de abril de 2014

TRE-AP diploma estudantes do Programa Eleitor do Futuro


O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou na tarde desta terça-feira (8), no Auditório da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE), a Diplomação dos estudantes do Colégio Santa Bartolomea Capitanio. A ação, organizada pela EJE, faz parte do Programa Eleitor do Futuro, cujo objetivo é conscientizar alunos da rede pública e privada de ensino fundamental e médio do Estado quanto a sua responsabilidade em relação ao exercício livre e democrático do voto.
Os diplomas foram concedidos àqueles eleitos para serem representantes, vice-representantes, assessores e, ainda, para o cargo de professor conselheiro. Foram diplomados 120 alunos e 24 educadores do ensino fundamental e médio (6º ano ao 3º).
Parceria entre TRE e Escola
O evento integra o Programa Eleitor do Futuro e tem como um dos parceiros o Colégio Santa Bartolomea Capitaneo que desenvolve no âmbito escolar o Projeto Liderança e Cidadania que visa assegurar o exercício pleno da cidadania, desenvolvendo habilidades para expressar a opinião e escolher os representantes de turmas de forma consciente e democrática, seguindo as normas do TRE/AP.
A diretora da EJE e atual coordenadora do Programa Eleitor do Futuro, Juíza Elayne Cantuária, ressaltou que as crianças de hoje são os futuros eleitores e precisam estar cientes da responsabilidade que tem em mãos. Segundo a magistrada, a parceria da Justiça Eleitoral com as escolas é fundamental na educação política dos adolescentes e jovens.
Projeto Eleitor do Futuro

O Programa Eleitor do Futuro, criado em 2003 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é desenvolvido nos TRE´s de todo o Brasil, buscando formar cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática e ampliar o contingente dos eleitores jovens, de 16 e 17 anos. No Amapá, a ação contempla mais de 20 escolas e milhares de futuros eleitores. Esta atividade se repete a cada ano, sempre no primeiro semestre, estimulando a reflexão crítica das crianças e a importância do processo de escolha dos nossos representantes.
Serviço:
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares
ALTV
Fones: 2101-1504/84059044/91474038