segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Mesmo com estoque regular, Hemoap precisa de mais doadores de sangue




Embora não esteja com o estoque zerado, o Hemocentro do Amapá (Hemoap) continua convocando doadores para reforçar o banco de sangue. Em média, o Hemoap recebe 52 doações diárias, mas pede a colaboração da população para aumentar o estoque para, com isso, ter o suficiente para atender a demanda dos hospitais públicos e privados.

Existem oito tipos sanguíneos: A (+), A (–), B (+), B (–), AB (+), AB (–), O (+) e O (–). "O tipo sanguíneo mais procurado e também mais doado é O (+), mas independente do tipo sanguíneo, qualquer pessoa que puder fazer a doação será bem-vinda, afirma Rafael Espíndola, biomédico do Hemocentro.

Os chamados tipos raros são AB (–) (considerado o mais raro); A (–), B (–) e O (–). Este último considerado universal e a maioria dos doadores têm esse tipo de sangue. O (+) é considerado o mais comum e mais usado nos hemocentros em caso de transfusão.

De acordo com Rafael, o Hemoap trabalha em três níveis de estoque recomendados pelo Ministério da Saúde: o estoque crítico (duração de três dias); adequado (duração de cinco dias) e o crítico (duração de oito dias). O Hemocentro do Amapá está no nível seguro de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde. Dentro da unidade, foi implantado o gerenciamento de estoque de sangue, inclusive os tipos raros, para manter o banco em nível seguro.

"Fazemos o cálculo do estoque em cima da demanda para evitar que em alguns casos, tenhamos até que jogar bolsas fora. Essas bolsas de sangue têm prazo de validade de 42 dias. Por isso, precisamos fazer esse controle por meio do gerenciamento de estoque. Não pode nem ter muitas, nem ter poucas bolsas", ressaltou.

O Hemoap mantém as ações de caráter educativo e de mobilização junto à população, a exemplo das coletas de sangue externas, como também as campanhas que ocorrem em datas especiais, como Dia das Mães, Dia dos Pais, dentre outras, para garantir o estoque.

Os doadores precisam ter entre 18 e 67 anos e gozar de boa saúde. O homem deve ter mais de 50 kg, pode doar a cada 60 dias e, no máximo, quatro vezes ao ano. A mulher, mais de 51 kg, pode doar a cada 90 dias e até três vezes ao ano.


Cleide Freires
 



Nenhum comentário: