quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Festival de samba de enredo: LIESA define regras

A Liga das Escolas de Samba do Amapá – LIESA, responsável pela organização do Festival de Samba de Enredo, discutiu com os conselheiros representantes das agremiações as regras da disputa. O Festival vai acontecer no dia 27 de janeiro com a participação das dez escolas de samba com seus enredos inéditos onde os quesitos serão avaliados pela banca julgadora especialista em cada item. Ficou determinado que somente o item que diz respeito à divisão de grupos foi alterada. A partir de agora haverá somente um grupo.

Assim como nos anos anteriores, cada escola é responsável pelos profissionais que sobem no palco. A banda base de cada uma faz o acompanhamento dos intérpretes comandados pelo mestre de bateria. Todas as escolas já começaram os ensaios. Raimundo Souza, conhecido como Dô Sacaca, presidente de Piratas Estilizados, disse que desde o ano passado a banda comandada pelo Mestre Renatinho faz ensaio. De acordo com o regulamento, o número máximo de ritmistas permitido é 30.

Os sambas de enredo deverão ser apresentados em no máximo cinco passadas com intervalo de 15 minutos entre cada escola. Este tempo poderá ser utilizado para ajuste de equipamentos pela concorrente seguinte, aquecimento dos integrantes e afinação de instrumentos. Para garantir a lisura do Festival a Liga vai indicar um único técnico de som e cada escola indicará uma pessoa de sua confiança que dará as indicações técnicas para o profissional da Liesa.

Será julgado letra, melodia e arranjo por uma equipe de nove jurados mais o presidente da Liesa, Orles Braga, que não tem direito a voto. Cada jurado julga três quesitos. Os jurados serão escolhidos pela diretoria da Liga que está analisando currículos de pessoas capacitadas para a função. A ordem de apresentação também será decidida através de sorteio entre os conselheiros que deve acontecer na próxima semana. A apuração acontece após a apresentação e será anunciada pela Comissão formada por membros da Liga.

Leva o prêmio quem conseguir o maior número de pontos na somatória geral. A premiação para o primeiro lugar é de R$ 4 mil, mais troféu; o segundo e terceiro lugar têm direito a troféus. A concorrência que elege o samba de enredo tecnicamente melhor construído acontece no Amapá desde 1992. No último festival a campeã foi Universidade de Samba Boêmios do Laguinho, com o tema “Índio que te Quero Lindo”, também vencedor do carnaval 2010, contrariando a lenda de que quem vence o festival perde na avenida.

Festival vai acontecer no Sambódromo, a partir das 20:00. A entrada custará R$ 5,00.

Mariléia Maciel
Assessora de Comunicação-LIESA
Mais informações: 8116-6687/9125-6015/8807-7152

Nenhum comentário: