quinta-feira, 13 de março de 2014

Equinócio das Águas: Programação ocorre no período de 18 a 21 deste mês

Com o tema Equinócio de Março 2014: "Água para Todos", o Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e parceiros, promove a programação do fenômeno do Equinócio das Águas. Como parte da programação do Ano Estadual da Água, as atividades vão contar com experimentos científicos, exposições, tour cultural e pedagógico, receptivos e a participação de estudantes da rede pública.
Este ano, a temática "Água para Todos" pretende apresentar a comunidade estudantil, visitantes e turistas, experimentos científicos a cerca do Equinócio; projetos relacionados à captação, tratamento e distribuição de água; além da valorização; importância; e a influência da água no dia a dia da população em geral.
A capital Macapá é privilegiada pelo fenômeno do Equinócio, que acontece duas vezes ao ano, nos meses de março e setembro, marcando o início das estações de outono e primavera. Março é o início da primavera no hemisfério Norte e do outono no hemisfério Sul. Em setembro ocorre o inverso. No dia do Equinócio, tanto o dia quanto a noite tem a mesma duração.
O fenômeno do Equinócio deste ano acontecerá no dia 20 de março (quinta-feira), às 16h57min, porém, já poderá ser contemplado a partir das 15h. Neste dia, a programação dará ênfase à astronomia, abordando a influência dos astros nas mudanças das marés, o fenômeno das águas, no aspecto do dia a dia da população amazônica, o fenômeno da Pororoca e a sustentabilidade da água para o mundo e o turismo.
Confira a programação:

Dia 18/03 – Terça-feira
Manhã: Programação da 2ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo - FETur 2014 e abertura do Equinócio de Março 2014 – "Água para todos". Salão Nobre do Palácio do Setentrião.
08h00: Solenidade de abertura e pautas do FETur a serem demandadas pelo trade turístico;
12h30: Encerramento

Dia 20/03 – Quinta-feira
Manhã: Programação do Equinócio das Águas – Monumento Marco Zero do Equador.
08h00: Visitação do público (Planetário, Experimentos Científicos, Exposição uma "viagem" ao Equinócio, Teatro etc). Tour Pedagógico (Fortaleza de São José de Macapá e Monumento Marco Zero do Equador);
12h00: Intervalo para almoço;
Tarde: Celebração do Fenômeno do Equinócio – Monumento Marco Zero do Equador.
14h00: Visitação do público em geral e Escola Vai ao Meio do Mundo (Planetário, Experimentos Científicos, Exposição uma "viagem" ao Equinócio, Teatro, Dança e Música).
16h00: Explicação preliminar sobre o fenômeno do Equinócio;
16h57: Fenômeno do Equinócio com Queimas de fogos;
17h00: Apresentação de Show Regional;
17h30: Apresentação de Dança Regional;
19h30: Encerramento da programação de celebração.

Dia 21/03 – Sexta-feira
Manhã: Programação do Equinócio das Águas – Monumento Marco Zero do Equador.
08h00: Visitação do público (Planetário, Experimentos Científicos, Exposição uma "viagem" ao Equinócio, Teatro etc). Tour Pedagógico (Fortaleza de São José de Macapá e Monumento Marco Zero do Equador);
12h00: Intervalo para almoço;
Tarde: Programação do Equinócio das Águas – Monumento Marco Zero do Equador.
14h00: Visitação do público (Planetário, Experimentos Científicos, Exposição uma "viagem" ao Equinócio, Teatro etc). Tour Pedagógico (Fortaleza de São José de Macapá e Monumento Marco Zero do Equador);
18h00: Encerramento.


Andreza Sanches/Setur

Nenhum comentário: