segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Cidade do Samba terá o nome da Rainha Moma Alice Gorda

O governador sancionou projeto de autoria do deputado Dalto Martins, que dá o nome da ex-Rainha Moma do Carnaval Amapaense, Alice Gorda (in memoriam), à futura Cidade do Samba.

O parlamentar justificou a escolha do nome à Cidade do Samba, narrando a contribuição que Alice Gorda deu ao carnaval amapaense.Procedente do Estado do Pará, Alice Guedes de Azevedo chegou em Macapá em 19 de março de 1959. No ano seguinte ela organizou a primeira Batalha de Confetes, em frente ao Macapá Hotel.

Em 1961 ingressou na Escola de Samba Boêmios do Laguinho, onde permaneceu por 27 carnavais. Em 1963 funda com o artista plástico R. Peixe a Embaixada de Samba Cidade de Macapá.

Alice Gorda, passou a dirigir o Pensio-nato São José, em 1966. Conhece o Juventus Esporte Clube. Nesse mesmo ano organiza “A Banda” pela primeira vez com outros carnavalescos.

Em 1973 Alice Gorda criou em Santana a Escola de Samba Unidos do Amapá. Em 1987 ingressa na Associação Recreativa Piratas da Batucada.Alice Gorda é considerada a primeira Rainha Moma do carnaval amapaense, desde 1991. Ela faleceu aos 71 anos de idade, de problemas cardíacos, deixando de luto o mundo carnavalesco local.

Nenhum comentário: