quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

PARABÉNS MARACATU...


A escola foi fundada em 5 de julho de 1947, mas só em 15 de dezembro de 1957 foi registrada em cartório. Segundo brincantes mais antigos, sua origem data com o surgimento do bloco "Bandoleiros da Orgia", fundado em 1946, ou ainda pelo bloco "Só Falta Você", criado por José Vagalume dos Santos, que reunia funcionários da antiga Icomi.
A Verde e Rosa de Macapá têm como berço um espaço territorial chamado de Favela - lugar que não se constituiu enquanto bairro, mas ficou marcado na história e na memória dos macapaenses, pois com a criação do Território Federal, os moradores das redondezas do Lago de São João, próximo à rua da praia, foram obrigados a ocupar espaços até então não povoados na cidade. Um desses lugares se chamou Favela que atualmente se estende entre os bairros de Santa Rita, parte do bairro do Trem, Central e Jesus de Nazaré.
Nos concursos oficiais de Escolas de Samba, que surgiram na década de 1970, Maracatu conquistou vários títulos a começar em 1976. Dois anos depois com o enredo "Mãe Luzia" (1978), sagra-se mais uma vez campeã do carnaval amapaense.
Em 1983, com o enredo "Faz de conta que é verdade", a Verde e Rosa conquista seu terceiro título. O quarto veio em 1985, com o enredo "Como será o amanhã". Em 1995, atravessando uma série de crises, a escola caiu para o segundo grupo.
Mas, logo no ano seguinte (1996) homenageando o poeta e compositor amapaense "Osmar Júnior" a Favela voltou a mostrar toda sua alegria e gingado tornando-se campeã do segundo grupo, o que lhe deu o direito de voltar ao primeiro grupo. Suas primeiras cores oficiais eram o azul, o preto e o branco.

Nenhum comentário: