segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Parabéns Emissários da Cegonha


Em 1974, um grupo de jovens amigos que se reuniam no antigo igapó, onde hoje está localizada a Praça Floriano Peixoto, imbuídos no sonho de abrilhantarem o Carnaval de rua amapaense resolveram criar um bloco carnavalesco chamado Coqueiro Verde, que já nasceu alegre, despojado e irreverente. Mas depois de muitas meninas terem ficado grávidas à sombra do coqueiro,o nome do bloco foi mudado para "Emissários da Cegonha".

Por três anos o bloco teve como sede improvisada a residência da senhora Deolinda Teixeira Cardoso, na rua Titadentes esquina com AV. Ataíde Teive. Após esse período o bloco foi dirigido pelos familiares do senhor "Caveira", figura ilustre do bairro e morador antigo que juntamente com a senhora Deolinda e familiares desempenharam um papel muito importante que foi o de incentivar o bloco para que pudesse abrilhantar os carnavais de rua da cidade.

A participação do bloco nos desfiles oficiais rendeu-lhe o título de Campeão do ano de 1976 com o tema "Sinal dos Tempos", samba de autoria da própria Deolinda Cardoso em parceria com "Sabazinho".

A conquista do título serviu para consolidação definitiva do bloco no bairro do Trem. Por decisão de seus brincantes, em 1987 o bloco deixa de existir e é criado o Grêmio Recreativo Escola de Samba Emissários da Cegonha, tendo como presidente o senhor Roberto Ribeiro (Beca).

Em 1991, a escola conquista o seu primeiro título como campeã do grupo de acesso. Com grande disposição e com força de trabalho realizado pelo senhor Gilberto Martins, a escola conquista o título de campeã em 1998, sendo a primeira escola do grupo de acesso a ostentar o título de campeã na era Sambódromo.

Emissários possui em seu acervo os títulos de campeã amapaense nos anos de: 1991, 1994, 1998 e 2000.

Suas cores são: vermelho, azul e verde e tem como símbolo a Cegonha.

Fonte: http://www.cegonha1973.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: