sábado, 4 de janeiro de 2014

Piratas Estilizados festeja 40 anos neste domingo


O Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados festeja neste domingo, 5 de janeiro, os seus 40 anos de fundação. A festa, com início a partir das 11 horas, terá como “palco” a quadra de esportes da Escola Estadual Azevedo Costa no Bairro do Laguinho e será repleta de atrações como a apresentação do casal de Mestre-Sala e Porta Bandeira, da musa da Escola Thais Costa, da Bateria “Orquestra de Bambas” de Piratas Estilizados além de grupos de pagode. Tudo regado a uma deliciosa feijoada que será servida a todos da comunidade “Sangue Laranja” e convidados que prestigiarem o evento.

Detentora do melhor samba de enredo do ano passado, o que lhe rendeu o título do Festival, e vice-campeã do Carnaval Amapaense 2013, promovido pela Liga das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), a agremiação carnavalesca de Piratas Estilizados irá mostrar durante o evento um pouco do enredo: “No Meio do Mundo...a Banda Vai Passar”, que este ano irá apresentar na avenida do samba no Sambódromo em busca do título do Carnaval 2014.

Para a presidente Juliana Castro, o momento será marcante, pois, são quatro décadas de história. “Nossa Escola, que iniciou como bloco e por sua proporção a cada ano alçou o nível de grande agremiação carnavalesca do Amapá chega aos 40 anos com muita força e determinada a se consagrar dando início a uma era de títulos que nos últimos carnavais sempre ficaram tão próximos”.

Mestre de Bateria

A festa de 40 anos de Piratas Estilizados também será marcante com a apresentação do novo Mestre de Bateria da Escola, Jeyson Rodrigo Ferro, paulista de 30 anos que chega para comandar a “Orquestra de Bambas” no carnaval deste ano. Jeyson Ferro é filho de Mestre Coca da Mocidade Alegre de São Paulo, e na década de 90 passou de ritmista a diretor de tamborim da Escola além de comandar também o mesmo setor na Escola de Samba Gaviões da Fiel. Em 2010 assumiu o cargo de Mestre de Bateria da Camisa Verde e Branco, logo na estreia fez história conquistando nota máxima e o “Estandarte de Ouro”.

Breve Histórico Piratas Estilizados

Em 5 de janeiro de 1974, surgiu como Bloco: "Piratas Estilizados", nome dado pela fundadora e 1ª Presidente a Estilista Celi Del Castilho, que sonhavam com um bloco representante do bairro do Laguinho para competir com o bloco Pererê-Pererê, que naquela época era considerado um bloco de elite, o qual muitos não tinham acesso. Como bloco de 1974 á 1979, Piratas Estilizados ganhou todos os campeonatos, sempre com temas criativos, sambas de empolgação que contagiavam o público.

Assim, o sonho dos idealizadores de Piratas Estilizados se concretizou em uma reunião realizada na Sede dos Escoteiros Veiga Cabral, em 5 de janeiro de 1979 onde o antigo bloco passou a se chamar "Grêmio Recreativo Piratas Estilizados", desfilando pela primeira vez na avenida Fab e por ironia do destino, conquistando seu primeiro título no carnaval de rua com o enredo "Homenagem ao Pirata", que dizia: "De venda nos olhos e cabeça amarrada, já vou eu, já vou eu..."

De 1980 á 1987, Piratas Estilizados continua a brilhar como escola de 2º Grupo, categoria que era um grupo de escolas mais jovens que competiam entre si no carnaval amapaense, e nesse
período a escola com a mesma criatividade e originalidade continuou ganhando consecutivos campeonatos.

E finalmente a partir de 1988 Piratas Estilizados é reconhecido como Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados, passando a fazer parte do Grupo Especial do carnaval amapaense.

Em 1996, último ano da era Avenida FAB, com o Enredo "Entre Risos e Lágrimas no Palco da ilusão" consagrou-se campeã.

Daí em diante a escola nunca deixou a desejar na apoteose do samba, sempre se mantendo nas primeiras colocações com seu estilo inovador que marcam sua trajetória de glórias no Carnaval Amapaense.


Por Rodrigo Juarez

Nenhum comentário: