terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Piratas Estilizados participa de campanha de Doação de Sangue


O Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados em apoio aos voluntários do projeto "Mãos que Ajudam" da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, estará participando da campanha de doação de sangue que acontecerá no próximo sábado (25/01) no HEMOAP, com a finalidade de evitar que os estoques de sangue atinjam níveis críticos, no período do Carnaval. A campanha também conta com a parceria de amigos, voluntários de outras instituições religiosas e grupos jovens.

Interessados e doadores podem procurar o Hemoap, que funciona de 7h ao 12h30, localizado na avenida Raimundo Alvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá, Centro, ou buscar informações através do telefone 3212.8819.

Para realização do cadastro, é preciso que o candidato esteja com o documento de identidade, em mãos. As listagens de doadores são elaboradas mensalmente. No momento em que forem solicitados doadores voluntários, o candidato será comunicado e caso possa realizar a doação, seu nome será incluso na listagem de doadores daquele mês.

Condições básicas para doar sangue

- Sentir-se bem, com saúde;
- Apresentar RG;
- Ter entre 18 e 67 anos (podem ser aceitos candidatos com idade entre 16 e 17 anos acompanhados dos pais ou responsável legal);
- Ter peso superior a 50 kg.

Recomendações para o dia da doação

- Nunca vá doar sangue em jejum;
- Faça repouso mínimo de seis horas;
- Não ingerir bebida alcoólica;
- Evite fumar 2 horas antes da doação;
- Evitar documentos gordurosos;

Cuidados pós-doação

- Evite carregar peso com o braço em que foi feita a coleta de sangue;
- Evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas;
- Aumente a ingestão de líquidos;
- Não fume por cerca de 2 horas;
- Evite bebidas alcoólicas por 12 horas;
- Mantenha o curativo no local da punção por pelo menos quatro horas;
- Não dirija veículos de grande porte;

Quem não pode doar?

 - Quem teve gripe ou febre nos últimos dias;
- Quem recebeu transfusão de sangue nos últimos 12 meses;
- Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
- Quem fez tatuagem ou colocou “piercing” nos últimos 12 meses;
- Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;
- Pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como a aids, hepatite, sífilis e doenças de chagas. Intervalos para doação;
 - Homens: 60 dias (até 4 doações por ano);
Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano);

Doar sangue é fácil, não dói, é rápido e não afeta a sua saúde. A quantidade de sangue coletada não afeta a sua saúde porque, após a doação, a recuperação é imediata. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e, em uma doação são coletadas, em média, 450 ml de sangue. É pouco para você e muito para quem precisa.

Na hora de doar, você receberá todas as informações sobre o processo de doação e esclarecer todas as suas dúvidas. Além disso, passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança a você aos pacientes que receberão o seu sangue. Seja sincero, honestidade também salva vidas.


Ascom/Piratas Estilizados

Nenhum comentário: