quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Secretário de cultura e equipe técnica fazem visita aos barracões das escolas de samba



O secretário de Estado da Cultura, Luiz Pingarilho, juntamente com a equipe técnica da instituição e o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Amapá (Liesap), Luís Motta, acompanharam de perto os preparativos para os desfiles das escolas de samba durante uma visita aos barracões na Cidade do Samba Alice Gorda, na manhã desta quinta feira, 16.

De acordo com o gestor da Secult a ideia é realizar um giro periodicamente nos barracões para conhecer de perto os profissionais e carnavalescos que fazem a festa na Avenida Ivaldo Veras, além de acompanhar atentamente a aplicação do recurso garantido pelo Governo do Estado. No último dia 09, o governador Camilo Capiberibe fez o primeiro repasse de 1 milhão de reais para a Liesap, organizadora dos desfiles que ocorrem tradicionalmente no Sambódromo. Até fevereiro o governo deverá realizar mais dois repasses.

"Desta forma estaremos participando diretamente da construção do carnaval amapaense, acompanhando todas as suas etapas, seja na confecção de alegorias e fantasias, seja nos ensaios das escolas, o importante é prestar conta de forma transparente do recurso público aplicado", garantiu Pingarilho.

Este ano com o slogan "A gente se econtra no meio do mundo" programação de carnaval dos desfiles das 10 escolas de samba, sendo seis o grupo especial e quatro do grupo de acesso, acontece no Sambódromo nos dias 28 de fevereiro e 1° de março.

O Presidente do Grêmio Recreativo escola de samba Maracatu da Favela, Marcus Augusto Souza, conta que a agremiação mirim tem possibilidade de abrir os desfiles das escolas de samba no carnaval de 2014, ano em que a Maracatu levará para a avenida do samba a história do belo, contada com a harmonia das formas em traços e em delírios da humanidade. Sobre a visita o presidente declarou que essa foi a primeira vez que um secretário de cultura vem aos barracões conhecer de perto o trabalhos das escolas de samba. 

"Isso mostra a parceria e o reconhecimento que o Governo do Estado tem pela cultura do carnaval", disse. 

Já para Daiane Ronieli Santos, presidente da Associação Universidade do Samba Boêmios do Laguinho, todas as escolas procuram se ajudar da melhor forma possível nos barracões e estão fazendo a limpeza das alegorias dos carros alegóricos do ano passado. Ela afirmou que esse ano a escola apresentará muitas novidades na  avenida.

"Vamos apresentar de forma temática e poética a história de nossa escola", assinalou.

 Na ocasião, o  secretário Luiz Pingarilho concedeu entrevistas às emissoras locais e aproveitou para fazer uma visita aos estandes que estão sendo montados na central do carnaval e um palco no marco zero do equador.

Ascom/Secult

Nenhum comentário: